Bicicletada Aracaju |
Que tal fazer um passeio de bicicleta no parque, na praia ou na cidade, no final de semana? Segundo a matéria publicada na revista Boa Forma, pedalar é uma das atividades aeróbias de maior queima calórica. Em uma hora, é possível gastar até 500 calorias! E não é só isso. Esse esporte também fortalece a musculatura das coxas e do bumbum. Além disso, não força as articulações e nem abusa dos joelhos.
Uma alternativa bem bacana é participar dos grupos de pedal: ciclistas, a maioria de amadores, que se encontram para passear (e se exercitar) nos grandes centros urbanos. Muitas mulheres já estão apostando nessa prática para aliviar o cansaço, quebrar a rotina e, principalmente, emagrecer e manter a forma. Como é o caso das jornalistas Elis Valença e Ju Gomes. Ambas fazem parte de grupos que estão na rua para pedalar.
Elis fantasiada de Mulher Gato, no Bike Fantasy |
Cansada e estressada com o trânsito de Aracaju, Elis encontrou uma saída saudável. Apaixonada por bicicleta, percebeu à sua volta que podia encostar de vez seu automóvel. “Em 2010, depois de uns dez anos dirigindo, eu já não aguentava mais o trânsito. Eu curto dirigir, mas o trânsito está insuportável. É muito engarrafamento, poucos lugares para estacionar, gente fazendo asneira. Fiquei tão estressada que vendi o carro”, revela, acrescentando que passou a caminhar, a andar de ônibus, mas ainda não estava sossegada e sempre pensava “ai, que saudade de minha bicicleta”. “Percebi muita gente na rua pedalando, usando a bike como transporte. Pessoas com uniforme de trabalho, com calça e camisa social, de short e camiseta, mas com uma mochila com roupas, mulheres de saia ou vestido”, disse.
Mas para Elis não foi fácil voltar a comandar uma bike. A jornalista revela que o medo de encarar o trânsito de Aracaju era o que ainda a segurava. “Fui pesquisando, conhecendo o pessoal e conversando muito com meu bike anjo, Luciano Aranha. [O bike anjo é um ciclista mais experiente que vai ajudar o ciclista iniciante a pedalar no trânsito, a pensar na bicicleta, nos equipamentos. É um personagem importante nesse debut]. Até que, em junho de 2011, comprei minha bicicletinha e meu coração se encheu de alegria. Meu primeiro percurso foi da loja para casa (Centro – Nova Saneamento) e a sensação de paz e liberdade que eu senti com o vento no rosto é indescritível e incomparável. Desculpa, mas só quem pedala consegue entender o que é isso”, narra Valença.
Ju Gomes na sua primeira trilha |
Mas não foi apenas Elis que aderiu aos pedais. Ju Gomes está há dois meses na onda e conta o que a bicicleta mudou em sua vida. “Meu incentivo maior é a briga constante com a balança. Adoro comer, odeio academia com todas as minhas forças. Através do facebook comecei a interagir com várias pessoas que pedalavam, a acompanhar as postagens e a me interessar pelo ciclismo como uma forma de sair do sedentarismo sem ficar trancada em uma academia. Comprei a bicicleta e fui ao meu primeiro pedal para iniciantes com saída da 13 de Julho. Não consegui acompanhar o grupo do calçadão da 13 até o final do Parque da Sementeira. Voltei sem fôlego, empurrando a bicicleta e com as pernas tremendo”, relembra ela dizendo que não desistiu e foi em frente. “Depois de uma semana, parti pro meu 2º pedal em grupo, também para iniciantes, onde conheci alguns integrantes do grupo Vida de Bike. Dessa vez, consegui terminar o percurso que foi: Jardins, Orla e de volta pro Jardins, porém com grande dificuldade e muita ajuda dos outros ciclistas que me incentivaram e me empurraram, literalmente, em vários momentos do percurso”, descreve Ju.
Turma do Vida de Bike. Pedal até Nossa Sra do Socorro - Turma da Ju |
Pedalar em grupo funciona como um incentivo. Mesmo se estiver cansada, você entra no ritmo e não para até completar o percurso. Assim você consegue conquistar um corpo firme e sequinho, ganhar fôlego e disposição. Como foi o caso de Elis e Ju, ambas já eliminaram alguns quilos e estão esbanjando sorrisos etenos. “4 kg! Perdi desde que comecei a pedalar é uma mudança e tanto no corpo e na autoestima. Estou mais bem humorada, com mais disposição e apesar de não encarar uma academia ainda, os dias que não pedalo estou indo caminhar. Outra mudança positiva foi que, quando estou dirigindo, comecei a ver o ciclista na rua de uma forma diferente. Presto mais atenção, respeito a distância em uma ultrapassagem”, conclui Ju Gomes.
Que tal? Ficou animada? Então aproveite para dar boas pedaladas! Participe de grupos, pois existem inúmeros na cidade. De domingo a domingo, de todos os níveis.
Todas as quinta, às 19h30, tem o Pedal do Zé, que concentra na Praça Luciano Barreto Junior, com saída às 20h. É pedal leve.
Não tem tempo pra fazer toda semana? Tem Bicicletada Aracaju, que rola toda última sexta do mês; o Pedal Pela Paz, todo dia 13 de cada mês.
Para participar, só é preciso aparecer, munido de qualquer meio de transporte não motorizado, valendo até os seus próprios pés!
Ju Gomes pedalando |
CIBIcletinha da Elis pronta para ir ao trabalho |
Conheça alguns que podem te ajudar!
Vida de bike http://facebook.com/vidadebike
Bicicletada Aracaju http://bicicletadaaracaju.blogspot.com.br/ http://www.facebook.com/bicicletadaaracaju
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Mande vibrações positivas.