12.7.13

Carambola na dieta


Já contei aqui da minha relação com as frutas,  pois consumo de 4 a 6 por dia. Nas minhas andanças às quitandas prestei atenção que a carambola voltou com tudo e o preço é super acessível e daí, resolvi pesquisar e pasmem, ela ajuda emagrecer. Vamos conferir?

Evita a retenção líquida
Quem precisa de uso constante de diuréticos para combater a retenção hídrica pode valer-se da fruta como uma alternativa natural. Rica em água e potássio, a carambola é indicada nesses casos. Mas há uma ressalva: as porções precisam ser dosadas. Devido ao alto teor de ácido oxálico, que facilita a formação de cálculos renais, pode ser prejudicial para aqueles que tendem a ter esse tipo de problema.

Rica em minerais
De acordo com Simone Maia, especialista em nutrição clínica pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, trata-se de uma excelente fonte de vitaminas do complexo B, vitaminas A e C, além de fósforo, potássio e cálcio. Essa é a razão por que a carambola pode auxiliar na prevenção de cãibras, atuar nos estímulos neurais e nas contrações musculares.

Indicada nas dietas hipocalóricas
Seja na hora do lanche ou como sobremesa, é uma ótima opção para aqueles que precisam controlar o peso ou estão seguindo um regime de emagrecimento. Cada 100g da fruta possui cerca de 30 kcal. Além disso, seu grande teor de fibras auxilia na absorção de gorduras ingeridas, facilitando até na redução de colesterol 

Pode até prevenir doenças crônicas
A alta quantidade de fibras e polifenóis presentes na carambola auxiliam na redução do colesterol, o que resulta numa ação protetora cardiovascular. Por ser altamente hidratante, ela é capaz de reduzir os efeitos do alto consumo de sal, uma das causas da alta pressão arterial.

Longe dos diabéticos
Testes in vitro até comprovam algum efeito benéfico, mas a observação de um grupo de diabéticos não mostrou diferenças nas taxas de glicemia. A fruta é contraindicada para diabéticos com insuficiência renal, pois a neurotoxina (toxina que atua no sistema nervoso) nela contida pode levar a complicações do quadro.

Cura toda ressaca
Quando consumida in natura, a fruta concentra alto teor de potássio. Além disso, cada 100 g do alimento possui 87% de água, sendo útil no combate da desidratação causada pelo excesso no consumo de bebidas alcoólicas.


Revista VivaSaúde Edição 122

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande vibrações positivas.

Postar um comentário