22.12.13

Como não engordar nas festas de final de ano?



O final do ano já está aí, e com ele todas as suas comemorações como amigo secreto, confraternizações, além das Ceias de Natal e Ano Novo. E é nessa época, que muitas pessoas exageram e recuperam o peso perdido durante o ano.
Mas o que podemos fazer para evitar os excessos do final do ano? Com 8 dicas simples, você consegue passar por tudo isso, sem acabar ganhando todo o peso que perdeu durante o ano inteiro:


1-  A preparação das comemorações deve ser iniciada já no inicio da semana. Como são datas onde normalmente tendemos a exagerar na alimentação, podemos planejar uma semana de atividade física mais intensa, ou até para aquelas pessoas que ainda não praticam exercício, pode ser um incentivo a mais para que comecem a pratica de atividades. Isso pode ajudar em uma "reserva" para a data comemorativa.


2-  Nunca vá para essas comemorações em jejum. Antes de sair de casa faça um lanche, como frutas, suco de frutas, lanche natural ou até mesmo biscoitos integrais, evitando que chegue ao local da comemoração com fome e exagere na alimentação.


3-  Cerca de 30 minutos antes da Ceia, faça um bom prato de saladas, com uma grande variedade de vegetais crus e cozidos, pois desta forma você irá se saciar e terá mais controle na hora de montar o seu prato. Neste momento, evite as saladas muito elaboradas, com molhos ou queijos, já que apresentam quantidade calórica muito alta, que não irá te favorecer ao final do dia.


4-  Veja todas as opções disponíveis, pois dessa forma você conseguirá fazer as escolhas mais corretas, decidindo por alimentos mais saudáveis e irá evitar que você pegue "um pouquinho de tudo" e os exageros.


5-  Um grande aliado nessas datas é a água. Tenha sempre em mãos um copo de água, pois desta forma você conseguirá evitar tentações e o consumo exagerado de bebidas alcoólicas.


6-  Se você não abre mão de uma bebida alcoólica durante as festas, intercale essa bebida com água, e limite a no máximo 1 taça de champanhe ou 1 "long neck" de cerveja,  pois as bebidas alcoólicas possuem uma grande quantidade de calorias, além de não fazerem bem a nossa saúde.


7-  Tire o foco da comida. Essas datas devem ser especiais, pois é quando encontramos amigos e familiares. Então se distraia conversando com os convidados, pois você conseguirá tirar o foco dos alimentos.


8-  Se mesmo assim ao final das festas você exagerou, não se desespere, não compense os exageros fazendo dietas altamente restritivas. Volte para sua rotina normalmente, seguindo o que vinha fazendo antes das festas, inclua atividade física para combater esse excesso e se hidrate, pois nada como água para começar a limpar nosso organismo e nos ajudar a voltar a nossa evolução.

A partir de todos esses cuidados e dicas é possível passar por esse período de festas, evitando os exageros e ganho de peso, para entrarmos em 2014 prontos para o verão!




Bruno Machado
Nutricionista do Dieta e Saúde
CRN3: 35680/P

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande vibrações positivas.