12.1.15

Batata doce x Batata inglesa


Voltei pra minha dieta e agora quero focar nos alimentos pré e pós treino. Venho acompanhando vários perfis no Instagram e a turma se esbalda na batata doce. Mas pesquisando mais sobre ela, descobri também a importância da batata inglesa. Bora conferir?

Batata doce x Batata inglesa 
Muitos mitos surgem através de histórias de academia, em que pessoas, sem embasamento científico, resolvem criticar ou detonar um alimento sem terem real conhecimento do assunto. Vamos desvendar um paradigma que deixa dúvida em muitos praticantes de atividade física: qual é a diferença entre a batata doce e a batata inglesa?

São dois alimentos que têm seus valores nutricionais bem semelhantes, mas com algumas particularidades diferentes, sendo o maior deles o índice glicêmico. O IG mede a velocidade com a qual a glicemia (nível de glicose no sangue) aumenta. Assim, alimentos mais simples de serem degradados, digeridos e absorvidos têm normalmente um IG maior, justamente porque serão absorvidos mais rapidamente na forma de glicose e de outros monossacarídeos, aumentando a glicemia.

A batata doce tem um IG médio (77) e a batata inglesa um IG alto (121), portanto são duas fontes de carboidratos que podem ser direcionadas em diferentes períodos na atividade física. A batata doce por ter um IG mais baixo, pode ser de melhor valia antes da atividade, evitando um pico de insulina que poderia causar um rebote hipoglicêmico e o aumento de gordura. Já a batata inglesa por ter seu IG mais alto é mais indicada no pós-treino, pois é nesse momento que precisamos de mais glicose para fazer a reposição do glicogênio muscular (forma pela qual o carboidrato é armazenado no músculo).

Podemos concluir que uma não é melhor do que a outra, mas ambas tem seus valores em cada momento do treinamento. Abaixo segue um quadro comparativo sobre as informações nutricionais de cada uma delas:

Untitled4

via Sua Corrida 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande vibrações positivas.