23.4.12



De olho na prateleira: Tablete chocolate gourmet com 70% de cacau da Cacau Show



Gente! 

O nosso De olho na prateleira de hoje é o Tablete chocolate gourmet com 70% de cacau (30g) da Cacau Show. Ainnnnnnnnn! Amo chocolate e ele anda salvando minha dieta. Lógico,  é um tablete para consumir em 8 dias. Custa menos de R$ 3,00. Separei essa matéria pra gente conferir a importância de chocolate com alto teor de cacau.  Vem! 

Para saber como o consumo do alimento a base de cacau pode influenciar na sua saúde, confira alguns trechos da entrevista com a nutricionista do Hospital do Coração, Camila Ragne Torreglosa:

Existe chocolate saudável?
A base para fabricação do chocolate é a massa e a manteiga do cacau, ambas obtidas da amêndoa do cacau, que é um alimento com função antioxidante, ou seja, previne o envelhecimento das células e pode prevenir o surgimento de doenças cardiovasculares. Porém, na hora do preparo do produto, cada fabricante acrescenta a esta base diversos ingredientes como açúcar, leite ou creme de leite. Por isso, é preciso saber que as propriedades benéficas estão na massa de cacau. Quanto mais desta massa estiver presente na receita do chocolate, melhor ele é.

E em qual chocolate encontramos mais massa de cacau?
Os chocolates amargos com 70% ou mais cacau são os mais recomendados para o consumo. Já o chocolate branco, por exemplo, como não contém massa de cacau, não possui os antioxidantes e, portanto, não traz nenhum benefício à saúde.

Quais são, então, os benefícios do chocolate amargo?
O consumo de chocolate rico em cacau dentro de uma alimentação diária saudável é benéfico para o coração. Esse alimento ajuda na redução da formação de placas de gordura, diminui a oxidação do colesterol ruim, melhora o fluxo sanguíneo e o controle da pressão arterial.

Em que quantidade esse chocolate deve ser consumido?
O limite de ingestão diária irá depender do quanto você pode consumir de calorias. Para que as propriedades benéficas façam efeito, devemos comer até 30 gramas do chocolate rico em cacau todos os dias. Por outro lado, não adianta ingerirmos os antioxidantes presentes no cacau se nosso hábito alimentar for rico em açúcar, gordura saturada e produtos industrializados.

Se o consumo for excessivo, o chocolate pode engordar? 
O consumo exagerado somado a uma dieta desequilibrada pode levar ao ganho de peso e também aumentar o colesterol ruim (LDL). Como a maioria dos chocolates levam ingredientes como leite integral e creme de leite, alimentos ricos em gordura saturada – aquela responsável por aumentar o LDL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande vibrações positivas.