1.4.12

Óleo de coco é pura ilusão. Será?


Li uma matéria essa semana que o título era “Óleo de coco é “pura ilusão” para perder peso e pode aumentar o colesterol”. Alguns especialistas afirmam que não há eficiência comprovada do óleo no processo de emagrecimento.

De acordo com a médica endocrinologista Cíntia Cercato, do grupo de obesidades do Hospital das Clínicas da USP (Universidade de São Paulo), não existe nenhum estudo científico que prove esta característica do produto. 

- Esse modismo na utilização do óleo de coco não faz nenhum sentido com o intuito de emagrecer. Óleo de coco é gordura saturada, e em tese é uma gordura ruim. O que ele difere de outras gorduras é porque ele um ácido graxo composto de cadeia média [ou seja, sua metabolização pelo organismo pode ser mais rápida que vários outros tipos de gordura]. 

Além de não ajudar a diminuir a silhueta, o óleo de coco como, qualquer outra gordura em excesso, pode aumentar o peso e colesterol, segundo Cíntia. 

Como nessa vida tem os dois lados da moeda.  Outro especialista afirma, o óleo de coco pode sim ajudar no processo de emagrecimento. 


Óleo é gordura. E gordura é megacalórica (tem 9 calorias em 1 grama). Portanto engorda, certo? Nem sempre! Os óleos funcionais, provenientes de sementes e de frutas oleaginosas (linhaça, gergelim, castanha-do-pará, macadâmia e amêndoa), facilitam a perda de peso. Mas, antes de achar que essa notícia é loucura, vamos aos dados científicos. Um estudo realizado pela Universidade de Navarra, na Espanha, mostrou que, por conter ômegas 3, 6 e 9, os óleos funcionais são anti-inflamatórios - ação que ajuda a regular os hormônios. Na prática, o que você sente: ciclo menstrual equilibrado, TPM mais suave, menos inchaço e menor propensão em acumular gordura na barriga (yes!).

Outra vantagem é a gordura insaturada, considerada nobre e em evidência nesses óleos. "Esse tipo de gordura dá aos óleos o poder de promover uma faxina nas artérias, além de manter o colesterol ruim em baixa e o bom em alta", explica Lucyanna Kalluf, nutricionista e farmacêutica do Instituto de Prevenção Personalizada, em São Paulo. Conclusão: o coração também fica protegido.

Alguns famosos já falaram abertamente que emagreceu com a ajuda do óleo de coco entre elas, Dani Bolina e Vanessa Camargo. 

Há casos de sucesso comprovado como é o caso de Janaina Aguiar que virou até capa de revista. 

"Sequei 36 kg com a cápsula de óleo de coco. Conquistei o corpo dos meus sonhos, aprendi a controlar minha gula e ainda salvei meu casamento!", conta Janaina Aguiar.
Janaina emagreceu com o óleo 
Confira alguns links 




Um comentário:

  1. Hey! legal seu blog. Parabéns pela coragem e iniciativa. Também estou nessa luta. Se me permite: queria que você colocasse aqui nessa matéria por exemplo, a sua opinião sobre o óleo de coco. Você usa? Conhece alguém que usa? tem alguma dica? - Valeu! Bjs. Boa sorte. (Meu twitter: @_RoseaneMiranda).

    ResponderExcluir

Mande vibrações positivas.