22.6.12

Comer pouco também engorda



Muita gente me para para comentar que come pouco, mas não emagrece e muitas das vezes engorda, mas quem foi que disse que comer pouco emagrece? 

Quando você passa mais de três horas sem se alimentar ou faz jejum, o corpo economiza no gasto calórico e o metabolismo fica mais lento. É a forma dele estocar energia para prevenir a falta.

A culpa desse fenômeno é dos nossos ancestrais. Na época das comunidades primitivas, quando os homens viviam da caça, passavam-se dias sem ingerir um alimento. O organismo então se adaptou a economizar energia, pois não sabia quando se alimentaria de novo.

Além disso, quando você volta a se alimentar, a fome está incontrolável e faz você comer mais ainda. E o que você come, fica estocado na forma de gordura. O organismo age pela lei da compensação: ele tenta manter uma reserva maior de energia armazenada (gordura) para se prevenir no caso de um próximo jejum. 

Desta maneira, além de fazer mal à saúde, a perda de peso nesse caso é basicamente decorrente da perda de líquidos celulares e massa muscular e, portanto, não é eficaz. Sem contar os outros prejuízos que ocorrem no organismo, como dor de cabeça, fraqueza, tontura etc. O ideal, portanto, é fazer de 5 a 6 pequenas refeições por dia.

*dúvida respondida pela nutricionista e professora do curso de Nutrição e Dietética, Viviane Corrêa do Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande vibrações positivas.