17.5.13

Retenção de líquido: a solução vem da água





Oii gente! Estou sentindo que voltei a reter líquido e no mês de junho vou voltar para drenagem linfática. Voltei a pesquisar sobre o assunto.Vamos conferir? Já anotei todas as dicas.

A solução vem da água
São comuns dicas populares afirmando que a ingestão de água durante a retenção de líquido é prejudicial, porém, é totalmente ilusório, já que a água é o principal combatente deste problema.

“Muitas pessoas pensam que devem deixar de beber água para melhorar a retenção de líquidos, mas é justamente o contrário, tem é que beber bastante água para ela diluir o sal do corpo e ajudar os rins a eliminar os excessos”, informa Liliane Oppermann, nutróloga e médica ortomolecular.

Contudo, não é recomendável todo tipo de líquido, já que café, chá preto e bebidas à base de cola são produtos com grande quantidade de sódio. O líquido mais recomendável é a água, que deve ser ingerida, pelo menos, dois litros dela por dia.

Mesmo a água sendo o principal meio para acabar com a retenção hídrica, os alimentos também podem ser uma boa fonte de conseguir prevenir esse distúrbio. Nutrientes como o cálcio (presentes em leites e derivados), magnésio (castanhas, nozes, feijão, lentilha, soja, grãos integrais, folhosos verdes escuros, frutos do mar) e potássio (pode ser encontrado em verduras, legumes, saladas e frutas cruas), ajudam a balancear o sódio no organismo.



Corrida contra a retenção de líquido
A corrida e a caminhada também são um dos meios para ajudar no combate contra a retenção hídrica. Com a transpiração, o corpo consegue perder mais água, o que é benéfico na luta contra o distúrbio.

“Além de perder bastante água com a corrida, os exercícios aeróbios fazem coração bombear mais sangue e com isso estimular os linfáticos, evitando assim os danos provenientes dessa situação”, explica Liliane, que também indica a drenagem linfática.

Dicas
Confira as dicas da nutricionista Carla Yamashita para quem quer evitar ou se tratar da retenção de líquidos.

• Reduza o consumo de sal. Evite adicioná-lo na comida servida à mesa.
• Reduza o consumo de frios e embutidos (por exemplo, linguiça, salsicha, presunto cru, mortadela). Mesmo as versões com menos gordura como peru e chester, apresentam elevado teor de sódio.
• Cuidados com temperos prontos (caldos concentrados, shoyu), também são ricos em sódio.
• Evite o consumo excessivo de refrigerantes
• Inclua na dieta chás de ervas, gengibre, canela, cadamomo. Eles ajudam a equilibrar o líquido no organismo.
• Sucos de frutas cítricas, como limão e laranja, são ricos em potássio, e podem ajudar, contanto que não haja contra-indicação, como por exemplo, problemas renais.
• Para diminuir a retenção de líquidos, habitue-se a ingerir alimentos como frutas, verduras e legumes (melancia, morango, agrião, etc);
• Se não há restrição médica, beba bastante água. Além de ajudar a diminuir a retenção hídrica também auxilia no funcionamento intestinal.

Fonte: O2

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande vibrações positivas.