20.6.12

No dia em que a preguiça foi maior que a minha força de vontade





A chuva não deu trégua na capital sergipana mas com ela nunca me preocupei tanto pq um dia desses eu fiz hidro debaixo de um toro mas confesso,  os dias não são todos iguais por exemplo, no último dia 11, cheguei em casa troquei de roupa e na hora de pegar o material pro treino me bateu uma preguiça. Até hoje não acredito que depois de seis meses numa rotina de 3h de treino eu ainda me deixo se vencer por ela.

Deitei na cama e não tive coragem para me levantar. Quando acordei, postei nas minhas mídias sociais que estava com preguiça e não deu outra, os amigos botaram tanta pressão que resolvi ir ao treino do muay thai.  O que era pra ser um dia com 3h de treino se resumiu apenas em 1h. 

Pela primeira vez vi a preguiça vencer a minha força de vontade, mas já busquei várias dicas para continuar no pique quando invernar de vez. 

Não pare de malhar no inverno 

Durante o inverno nosso metabolismo fica mais acelerado. Isso se deve ao fato do corpo necessitar manter uma elevada temperatura. Desta forma, há um maior gasto de calorias.

Há duas maneiras de encararmos esta história. Uma delas pode ser colocar as baixas temperaturas do inverno ao nosso favor, aliando um maior gasto calórico através de exercícios físicos. Outra forma seria ficar em casa, se escondendo do frio e ingerindo grandes quantidades de alimento para saciar o metabolismo, prejudicando a saúde e a estética, ficando cada vez mais gordo e flácido.

Com o inverno, há um maior apetite para alimentos mais calóricos e o treino deve ser mantido para que as gordurinhas extras não apareçam. A prática de exercícios regulariza as funções fisiológicas, como o sono e o apetite, além de tornar o coração menos vulnerável a doenças.

Fazer exercícios no inverno também é uma excelente estratégia para quem quer chegar em forma no verão. É necessário tempo para adquirir a boa forma com o treinamento, e quanto antes iniciar, melhores serão os resultados.

Agora, se você estiver pensando em parar de malhar só porque a temperatura abaixou, lembre-se, ao deixar de malhar por alguns dias você começa a perder massa muscular. Isso acontece porque há uma interrupção na produção de enzimas responsáveis pela manutenção e aumento dos músculos. Em um prazo de 15 dias há uma diminuição da capacidade aeróbica e o rendimento cai ainda mais, assim como a disposição em trabalhar e estudar.

A interrupção brusca dos exercícios fragiliza o organismo.  Se a produção de endorfinas – responsáveis pela sensação de bem-estar e liberadas durante os exercícios aeróbicos – for insuficiente, você poderá se irritar mais facilmente e também ter dificuldades para dormir bem.

A falta de treino de musculação, prática de esportes, caminhada, corrida ou alongamento, deixa o corpo mais tenso, dificultando as tarefas mais fáceis do dia-a-dia, como colocar a meia, calçar o tênis, pegar algo no chão ou subir escadas.

Se exercitar faz bem! E você ainda está pensando em ficar parado?! Essa é a hora de por o corpo em movimento, o verão está chegando e você poderá desfilar mostrando o seu corpo “sarado”, e ainda por cima, um corpo muito mais saudável e bem cuidado, preparado e cheio de disposição para enfrentar as altas temperaturas e o ritmo de final de ano.




Rosana Bremm
Personal trainer e proprietária da Academia Companhia do Corpo.

2 comentários:

  1. ☺ ☺ Bom Dia !
    Passando para te desejar uma ótima quarta !
    adoreii o post..hehe..realmente o blog eu sempre falo que tem o poder de uma terapia de graça..aqui nós choramos.rimos..recebemos apoio..e fazemos com certeza amizades sinceras..que bom que vc conseguiu ir..
    um beijo

    ResponderExcluir
  2. To nessa de preguiça tbm :x
    Mais vamoooos lá né?

    ResponderExcluir

Mande vibrações positivas.