26.9.12

Equipamentos – Saiba o que é usado em uma aula de Muay Thai – Parte 1






Pessoal!

Estou há quase 10 meses praticando Muay Thai e resolvi procurar uma academia mais próximo de casa. Preciso dormir mais cedo e onde eu treino só tem um horário, e tem sido terrível pra mim.
Pois bem, nessas andanças procurando uma nova academia me deparei com algumas inadequadas.  São poucos equipamentos oferecidos e pior, sem tatame. Então, resolvi compartilhar esse post com você como uma forma de despertá-lo pra que não pague gato por lebre caso queira fazer a modalidade.

Equipamentos – Saiba o que é usado em uma aula de Muay Thai
Quando você começa a praticar qualquer atividade física, é preciso pensar que não basta apenas estar de corpo presente. Existem muitos detalhes que devem ser levados em consideração. Exemplo: se você vai começar a ter aulas de tênis, tem que comprar uma raquete, tem que alugar uma quadra… se vai malhar, tem que comprar um tênis correto, roupas… se vai nadar, a mesma coisa e por aí vai. O mesmo acontecerá no Muay Thai. Vamos falar um pouco sobre o que é utilizado na aula, seja em uma academia especializada ou em uma comum.

Aula de Muay Thai
Tatame

Deverá ter  tatame que poderá variar um pouco. Algumas salas têm o piso parecido com o utilizado nos quartos de criança, podendo ser de encaixe, e parecem uma borracha (como é o de onde faço minhas aulas). Outros são pisos corridos, que lembram os utilizados em competições de judô. Mas, seja como for, sempre será macio para que o aluno não se machuque caso sofra uma queda durante o treino.

Saco de areia
Na sala também existe o famoso saco de areia que, em alguns lugares mais sofisticados, foi substituído pelo ‘Bob’, aquele boneco que só tem metade do corpo e que é presença certa em um monte de filmes e comerciais em que mulheres aparecem batendo em algo. Eu, particularmente, prefiro o saco de areia, já que ele balança com a sua batida e você pode treinar movimentação. Algumas academias também contam com sacos de esquiva (aquele que tem umas cordinhas) e com o push ball, que treina a velocidade e coordenação dos socos.

Manopla e Aparador de chute
Manopla
Durante a aula, os alunos praticam os golpes em duplas, mas amparados por dois equipamentos: a manopla, como o nome sugere, é usada nas mãos e serve, principalmente, para socos; e o escudo, posto no antebraço, e que serve para os chutes.

Caneleira
Esse material também é fornecido pela academia ou pelo professor, em alguns casos, mas o mesmo caso das luvas se aplica às caneleiras. Elas são úteis para quando você for treinar algumas defesas, mas também não vá pensando que você vai sair chutando ou sendo chutada. Não é nada disso. É mais uma questão de segurança para que os movimentos sejam executados com precisão e não exista o medo de se machucar nem de machucar o seu parceiro.

 Ainda existem os protetores de cabeça, mas estes são usados quando há uma simulação de luta ou um treino de sombra.

Ou seja, há vários equipamentos à disposição, que são utilizados durante uma aula de boxe tailandês, que previnem e impedem que você se machuque. Portanto, se um dos motivos que te levava a não fazer uma aula era o medo de uma lesão, pode ficar tranqüila. Devido a todos os cuidados tomados, é um risco muito, muito pequeno. Digo por experiência própria.

Farei outro post falando dos equipamentos que devem ser comprados pelo aluno. 

Com informações do Muay Thai para mulheres 

Um comentário:

  1. Olá Gleice! Que bacana você compartilhar suas informações e experiências. Estou procurando uma modalidade para descarregar o meu stress. E achei o Muay thai interessante. Além de aprender alto defesa, acaba ficando em forma. =D

    ResponderExcluir

Mande vibrações positivas.