24.3.13

Tire cinco dúvidas sobre o consumo de sucos de frutas na dieta

Na Lapa - RIO


Que tal tomar um suco geladinho para se refrescar no calor do verão? Os de frutas são ótimas opções, pois contêm importantes nutrientes e vitaminas. Mas existem várias dúvidas sobre seu consumo na dieta. Qual é a melhor hora de tomá-los? Eles substituem as refeições? É melhor adoçar ou não? Veja aqui as dicas da nutricionista Caroline Bergerot, da Associação Paulista de Nutrição, em entrevista à revista GLOSS:

1. Qual é a melhor hora para tomar os sucos?
Os sucos são perfeitos para serem bebidos pela manhã. É nesse período que o organismo absorve mais os nutrientes, por isso, é importante caprichar no café da manhã. Mas isso não significa cair de boca nos bolos, doces e em

2. Eles podem substituir algumas refeições?
“É melhor não substituir, mas tomá-los como lanche entre as refeições é perfeito. Caso você almoce ou jante somente um suco, a fome aparece rapidinho de novo. O problema é acabar descontando essa fome na próxima refeição”, alerta a especialista.

3. O que é mais indicado: usar adoçante, açúcar ou não adoçá-lo?
Evite o açúcar! Ele só serve para aumentar o valor calórico sem fornecer qualquer nutriente. Para quem é diabético ou faz dieta de emagrecimento, o ideal é usar adoçante. Mas existem frutas, como a laranja e a melancia, que já têm um sabor doce natural e, por isso, não há necessidade de adoçar.

4. Quantos copos de suco podemos tomar por dia?

Não há restrições, mas todo exagero é prejudicial. “Como indico seis refeições diárias, os sucos podem entrar entre essas refeições, então dois ou três seria o ideal. Sugiro que os sucos não sejam ingeridos durante as principais refeições, mas entre elas”, recomenda a nutricionista.

5. Vale a pena incluir legumes e cereais nos sucos de frutas?
Sim! É possível fazer combinações incríveis! Cereais ou legumes acrescentam doses extras de aminoácidos, vitaminas, proteínas e fibras. A sensação de saciedade é maior e, por isso, diminui a fome, evitando a compulsão alimentar.

Fonte: Revista Gloss

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande vibrações positivas.