29.9.13

Saúde de Aracaju oferece tratamento homeopático

Olá amores,

Passei a última semana sem atualizar nada por aqui e aproveito para pedir desculpas. Os dias foram corridos demais e quando chego do treino só tenho forças para banho e cama.. Mas veja, soube desta notícia muito boa, a Saúde de Aracaju oferece o tratamento homeopático. Já estou neste tratamento há 2 meses e já vou entrar no 3o. Uma ótima chance para você começar. Vamos conferir como funciona?


Homeopatia 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibiliza para a população um tipo de tratamento médico bastante procurado em clínicas particulares, mas pouco explorado pela comunidade no serviço público. Trata-se da homeopatia, que tem quatro profissionais no Cemar - Centro de Especialidades Médicas de Aracaju - no conjunto Augusto Franco. Um deles é o médico Luiz Carlos Ribeiro Melo, que atende de segunda a quinta-feira, a partir das 8h.

Existem duas maneiras de se fazer o tratamento homeopático na rede da SMS. A primeira é o paciente, ao procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), dizer ao profissional que o atender que prefere a homeopatia. A outra forma é quando o paciente é indicado para tal profissional.

"É preciso que nas UBS, os médicos enviem os pacientes para a homeopatia. Quem mais faz isso são os reumatologistas", observa Luiz Carlos Melo. A explicação é que o paciente reumatológico pode ser alérgico a determinado medicamento, então é enviado para homeopatia para atendimento.

Luiz Carlos diz que a demanda de pacientes poderia ser maior, caso houvesse mais divulgação da oferta deste serviço, não só por parte da mídia, mas também por outros profissionais de saúde, pelos gestores das unidades básicas e palestras para estudantes de medicina. O homeopata lamenta que, ainda, há dúvida dos demais profissionais quanto à eficácia da homeopatia, uma vez que ela não é mencionada da graduação.

Ele lembra que tratou uma reumatologista da rede municipal e ela passou encaminhar pacientes depois que ela ficou curada. Além desta profissional, o tratamento homeopático é bastante procurado por outros servidores da SMS, como enfermeiros e assistentes sociais.

Os números de atendimento, por enquanto, ainda são pouco expressivos na rede municipal. Dos 240 atendimentos previstos para o mês de julho, somente 24 pessoas se consultaram com os homeopatas que atuam no Cemar. Na rede privada, uma consulta custa R$ 200.

Cada um dos dois médicos deveria atender a 20 pessoas por semana, mas isso não acontece devido à pouca procura. Somente cinco pessoas procuram os profissionais. A coordenadora do Cemar, Graça Barros, disse que o ideal é que as pessoas atendidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) sejam encaminhadas para o homeopata.

Release extraído do portal da PMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande vibrações positivas.