10.7.12

Nutricionista e Personal definem novas metas para Gleice




Por Washington Paixão 

Todos os meses enfrentamos novos desafios! Este mês o desafio foi convencer Gleice a fazer musculação. Pois é! Garanto que não foi uma tarefa tão fácil assim. Tive que mobilizar quase que uma equipe para conseguir e discutir o caso dela e todos foram unânimes: hora de “puxar ferro”! 

“E por que começar a musculação agora?” Eu tinha certeza que essa seria a primeira pergunta! Pois então lá vai uma breve explicação da minha insistência nisso! 

Contrariamente ao que muita gente acha não é só de atividade aeróbia que se faz o emagrecimento! A atividade anaeróbia tem participação fundamental nesse processo! Mas antes um breve lembrete do que são estes dois tipos de atividade: 

Aeróbia: exercício físico que exige a participação de oxigênio para gerar energia para o mesmo. 
Anaeróbia: exercício físico que não exige a participação de oxigênio para gerar energia para o mesmo. 

Durante ambas as atividades observamos um gasto energético superior ao visto quando não praticamos nenhum exercício, porém a aeróbia de uma maneira geral eleva muito mais esse gasto durante o exercício. No entanto, a musculação (exercício anaeróbio) promove um gasto crônico maior após o exercício, ou seja, mesmo depois da execução dele o gasto energético se mantém elevado. 

Além disso, o exercício resistido (musculação) estimula o que a ciência intitula de “biogênese mitocondrial”, que é na verdade a criação de novas mitocôndrias. E para quem esqueceu das aulas do ensino médio é lá na mitocôndria que o “ciclo de queima da gordura” é finalizado. Resumidamente: se aumentamos o número de mitocôndria podemos potencializar a oxidação de gordura. Lógico que tudo isso só funciona com um plano alimentar adequado e com um planejamento do exercício correspondente ao objetivo. 

Somado a tudo isso eu exigi dela DESCANSO! Que é fundamental para a recuperação do organismo. 

Um comentário:

  1. Gostei do texto! É boa sorte nessa sua nova etapa, digamos que eu ache um saco musculação. Mais já que é pro nosso bem né?

    ResponderExcluir

Mande vibrações positivas.