28.2.12

Quinoa, alimento completo que emagrece


Oie pessoal!

O meu nutricionista super fofo incluiu  Quinoa ou Quinua no meu cardápio. Estou comendo diariamente com frutas. Então, vamos falar sobre ele?

Quinoa, o grão da saúde. 

Se você quer ter uma alimentação saudável não deve deixar faltar em quinoa em sua dieta, embora ainda pouco conhecida, a quinoa é um alimento riquíssimo em proteínas e foi considerada pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação) o alimento mais completo do mundo por suas vantagens nutritivas e também pela facilidade do seu cultivo.

A quinoa quase não tem sabor e pode ser misturada em outros alimentos sem prejudicar o sabor destes. Por ter muitas fibras ela é excelente para quem sofre com constipação intestinal e aliada dos que lutam para emagrecer, pois a quinoa dá uma sensação de saciedade maior que a maioria dos alimentos e tem baixo valor calórico. Este alimento também auxilia no fortalecimento do sistema imunológico por possuir vitaminas B1, B2, B3, D e E, além de ácido graxo, ômega 3 e 6.

O grão pode ser misturado em sopas, saladas, sucos, risotos, pães, bolos e tortas. Se for consumir em forma de flocos, polvilhe no iogurte, em vitaminas e na salada de frutas. Já a farinha de quinoa pode ser usada como base para pães, pudins, mingaus e biscoitos.

Outros benefícios da quinoa para a saúde da mulher são: regular o intestino; aumentar a disposição; retardar o envelhecimento; recuperar as fibras musculares; controlar os níveis de colesterol, glicemia e triglicérides no sangue; combater a anemia, problemas urinários e doenças do fígado; além de prevenir a osteoporose, câncer de mama, doenças do coração e outras alterações decorrentes da carência de estrogênio na menopausa.

Adora kibe, mas não pode comer porque contém trigo? Então experimente esta receita!


Ingredientes:

- 500g de carne moída
- 1 xícara de grão de bico cozido e passado no processador
- 1/2 xícara de quinoa em flocos triturada
- 1 cebola picada
- 1 dente de alho bem batido
- Hortelã picadinho a gosto
- Sal e pimenta síria a gosto

Modo de Preparo: 

Misture todos os ingredientes em uma vasilha, exceto a quinoa. Quando estiver bem misturado, junte a quinoa e misture bem novamente. Modele os quibes e leve para assar ou pegue a massa e coloque numa assadeira e recheie com tomate ou outros legumes da sua preferência.

Com informações da revista Boa Forma e do nutricionista Washington Paixão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande vibrações positivas.