26.5.12

Cuidando da Vida: Pedalar faz bem


Bicicletada Aracaju

Que tal fazer um passeio de bicicleta no parque, na praia ou na cidade, no final de semana? Segundo a  matéria publicada na revista Boa Forma, pedalar é uma das atividades aeróbias de maior queima calórica. Em uma hora, é possível gastar até 500 calorias! E não é só isso. Esse esporte também fortalece a musculatura das coxas e do bumbum. Além disso, não força as articulações e nem abusa dos joelhos.

Uma alternativa bem bacana é participar dos grupos de pedal: ciclistas, a maioria de amadores, que se encontram para passear (e se exercitar) nos grandes centros urbanos. Muitas mulheres já estão apostando nessa prática para aliviar o cansaço, quebrar a rotina e, principalmente, emagrecer e manter a forma. Como é o caso das jornalistas Elis Valença e Ju Gomes. Ambas fazem parte de grupos que estão na rua para pedalar. 

Elis fantasiada de Mulher Gato,
 no Bike Fantasy
Cansada e estressada com o trânsito de Aracaju, Elis encontrou uma saída saudável. Apaixonada por bicicleta, percebeu à sua volta que podia encostar de vez seu automóvel.  “Em 2010, depois de uns dez anos dirigindo, eu já não aguentava mais o trânsito. Eu curto dirigir, mas o trânsito está insuportável. É muito engarrafamento, poucos lugares para estacionar, gente fazendo asneira. Fiquei tão estressada que vendi o carro”, revela, acrescentando que passou a caminhar, a andar de ônibus, mas ainda não estava sossegada e sempre pensava “ai, que saudade de minha bicicleta”. “Percebi muita gente na rua pedalando, usando a bike como transporte. Pessoas com uniforme de trabalho, com calça e camisa social, de short e camiseta, mas com uma mochila com roupas, mulheres de saia ou vestido”, disse.

Mas para Elis não foi fácil voltar a comandar uma bike. A jornalista revela que o medo de encarar o trânsito de Aracaju era o que ainda a segurava. “Fui pesquisando, conhecendo o pessoal e conversando muito com meu bike anjo, Luciano Aranha. [O bike anjo é um ciclista mais experiente que vai ajudar o ciclista iniciante a pedalar no trânsito, a pensar na bicicleta, nos equipamentos. É um personagem importante nesse debut]. Até que, em junho de 2011, comprei minha bicicletinha e meu coração se encheu de alegria. Meu primeiro percurso foi da loja para casa (Centro – Nova Saneamento) e a sensação de paz e liberdade que eu senti com o vento no rosto é indescritível e incomparável. Desculpa, mas só quem pedala consegue entender o que é isso”, narra Valença. 

Ju Gomes na sua primeira trilha
Mas não foi apenas Elis que aderiu aos pedais. Ju Gomes está há dois meses na onda e conta o que a   bicicleta mudou em sua vida. “Meu incentivo maior é a briga constante com a balança. Adoro comer, odeio academia com todas as minhas forças. Através do facebook comecei a interagir com várias pessoas que pedalavam, a acompanhar as postagens e a me interessar pelo ciclismo como uma forma de sair do sedentarismo sem ficar trancada em uma academia. Comprei a bicicleta e fui ao meu primeiro pedal para iniciantes com saída da 13 de Julho. Não consegui acompanhar o grupo do calçadão da 13 até o final do Parque da Sementeira. Voltei sem fôlego, empurrando a bicicleta e com as pernas tremendo”, relembra ela dizendo que não desistiu e foi em frente. “Depois de uma semana, parti pro meu 2º pedal em grupo, também para iniciantes, onde conheci alguns integrantes do grupo Vida de Bike. Dessa vez, consegui terminar o percurso que foi: Jardins, Orla e de volta pro Jardins, porém com grande dificuldade e muita ajuda dos outros ciclistas que me incentivaram e me empurraram, literalmente, em vários momentos do percurso”, descreve Ju. 

Turma do Vida de Bike. Pedal até Nossa Sra do Socorro -
Turma da Ju
Pedalar em grupo funciona como um incentivo. Mesmo se estiver cansada, você entra no ritmo e não para   até completar o percurso. Assim você consegue conquistar um corpo firme e sequinho, ganhar fôlego e disposição.  Como foi o caso de Elis e Ju, ambas já eliminaram alguns quilos e estão esbanjando sorrisos etenos. “4 kg! Perdi desde que comecei a pedalar é uma mudança e tanto no corpo e na autoestima. Estou mais bem humorada, com mais disposição e apesar de não encarar uma   academia ainda, os dias que não pedalo estou indo caminhar. Outra mudança positiva foi que, quando estou dirigindo, comecei a ver o ciclista na rua de uma forma diferente. Presto mais atenção, respeito a distância em uma ultrapassagem”, conclui Ju Gomes. 

Que tal? Ficou animada? Então aproveite para dar boas pedaladas! Participe de grupos, pois existem inúmeros na cidade. De domingo a domingo, de todos os níveis. 
Todas as quinta, às 19h30, tem o Pedal do Zé, que concentra na Praça Luciano Barreto Junior, com saída às 20h. É pedal leve. 

Não tem tempo pra fazer toda semana? Tem Bicicletada Aracaju, que rola toda última sexta do mês; o Pedal Pela Paz, todo dia 13 de cada mês. 
Para participar, só é preciso aparecer, munido de qualquer meio de transporte não motorizado, valendo até os seus próprios pés!
Ju Gomes pedalando 
CIBIcletinha da Elis pronta para ir ao trabalho

Conheça alguns que podem te ajudar!

Vida de bike http://facebook.com/vidadebike
Bicicletada Aracaju http://bicicletadaaracaju.blogspot.com.br/ http://www.facebook.com/bicicletadaaracaju

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande vibrações positivas.