20.8.12

Açúcar Mascavo na dieta



Olá meus amores,

O açúcar mascavo entrou de vez em minha alimentação. Meu nutri já tinha passado uma receitinha básica utilizando ele e aprovei. Sei que podem surgir algumas dúvidas de como utilizá-lo mas trouxe algumas informações. 

O mascavo não é submetido ao processo de refinamento, então sofre menos ação química e mantém nutrientes como cálcio, sais minerais e ferro. O ponto negativo é o custo mais elevado e a dificuldade de armazenamento, já que é muito úmido.

No caso do açúcar branco, ele é mais barato e tem maior poder adoçante que o mascavo. Porém, não tem valor nutritivo e, após ser refinado, passa a ter aditivos químicos. Com o uso da versão branca durante muito tempo, os consumidores podem sofrer com problemas como depressão, osteoporose, cáries dentárias e obesidade.


Mitos e verdades
O açúcar mascavo tem menos calorias que o refinado.
Verdade. 
Mas não muito menos. Em relação às calorias, o açúcar refinado tem 99 calorias em cada 100 gramas, enquanto o açúcar mascavo tem 90 calorias a cada 100 gramas. 

O açúcar mascavo é mais saudável.
Verdade. 
O processo de refino e descoloração do açúcar retira proteínas, vitaminas e sais minerais do caldo da cana-de-açúcar. O açúcar mascavo, por outro lado, mantém proteínas, gordura, cálcio, fósforo, ferro, vitamina B1, B2, niacina, vitamina C, sódio, potássio, magnésio, cobre e zinco, enquanto o branco contém zero desses nutrientes. E, segundo algumas pesquisas, o açúcar refinado ainda rouba minerais do organismo ao ser digerido e absorvido, o que é mais um ponto negativo para ele.

Diabéticos podem comer açúcar mascavo normalmente.
Mentira. 
Pessoas com diabetes podem, sim, consumir açúcar mascavo ¿ assim como o refinado, numa porção mínima. Isso porque ele é igualmente absorvido pelo sangue e eleva a glicemia a níveis semelhantes aos do açúcar comum.

Mas o mascavo adoça bem menos que o refinado...
Mentira. 
O açúcar mascavo adoça igualmente quando comparado ao açúcar comum, pois eles têm teores de sacarose muito equivalentes. O que acontece é que a maioria das pessoas está mais acostumada ao açúcar refinado, que adoça imediatamente, enquanto o mascavo leva um tempo extra para desprender sabor.

Com informações do blog da dieta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mande vibrações positivas.