16.8.12

Uva passa na dieta



Estou há um mês consumindo uva passa e estou amando. Quando fazia minhas dietas loucas eu achava que esse trocinho engordava mas engano meu. Ela possui grandes benefícios. Uso com gelatina ou iogurte. Vamos conferir? 

Veja agora os principais benefícios da uva passa para a saúde:

Saúde dos ossos: a uva passa possui uma alta concentração de boro, o qual é um elemento essencial ao desenvolvimento dos ossos e dos ligamentos, além de ter um papel fundamental na prevenção e na diminuição da perda óssea após a menopausa, causando assim a osteoporose. Um estudo comprovou que doses de boro obtidas em dietas ricas em frutas e vegetais reduzem a desmineralização dos ossos e também a perda de cálcio.
O boro também ajuda no tratamento dos sintomas da artrite, pois a suplementação de boro leva a menor formação de inflamação e de edemas;

Câncer de Cólon: a uva passa pode ter uma ação preventiva no câncer colorretal, pois possui uma grande quantidade de fibras e também é rica em oligofrutossacarídeos que tem ação prebiótica.
As fibras tem a função de acelerar o trânsito intestinal e isso pode ajudar na eliminação dos agentes cancerígenos. Estudos revelam que os ácidos graxos produzidos pela fermentação das fibras no aparelho digestivo inibem a proliferação das células cancerígenas e os prebióticos da uva passa também está relacionado a este processo. Estas substâncias se formam no processo de desidratação da uva passa, por isso, não é possível encontrá-las nas uvas frescas.
A uva também possui uma quantidade significativa de ácido tartárico que beneficia o cólon, pois a substância acelera o trânsito intestinal, prevenindo assim o câncer colorretal;

Doenças Cardiovasculares: a uva passa tem também uma capacidade cardioprotetora que está relacionada com o teor de fibras e também dos compostos fenólicos. As fibras ajudam na diminuição da absorção de colesterol e produz ácidos graxos pela flora intestinal, já os compostos fenólicos podem prevenir a aterosclerose, pois possui potencial antioxidante e anti-inflamatória.
Estudos comprovam que há um aumento significativo nos antioxidantes nos compostos fenólicos durante o processo de desidratação de frutas, aumentando assim a capacidade positiva das uvas passas nos processos oxidativos que levam a doenças crônicas.

Acrescentar a uva passa na dieta possui vários efeitos positivos, como por exemplo, reduz os nívéis de colesterol LDL e também de substâncias inflamatórias no organismo, não aumenta o nível de triglicérides no sangue, prevenindo assim as doenças cardiovasculares.

Revista Saúde Bem

2 comentários:

  1. Gleice minha querida, parabéns pela publicação e dicas quanyo às uva passas, um grande abraço e muito sucesso, um grande abraço, fica com Deus...

    ResponderExcluir

Mande vibrações positivas.