29.12.11

Mastigar devagar emagrece



Olá amores, 

Desde quando comecei a luta contra a balança estou tentando comer devagar. Confesso, avancei mas é muito difícil.  Sei que ainda falta muito até chegar ao estágio de comer corretamente e devagar.  

Li no portal Mundo Mulher que a refeição não deve ser feita de forma mecânica, ela deve se tornar um momento de prazer, no qual os alimentos são saboreados lentamente e é possível sentir a textura e o sabor do que está sendo consumido.  Comer tem que ser uma atividade consciente. O cérebro leva de 15 a 20 minutos para ativar o mecanismo de saciedade, que sinaliza o momento certo de parar de comer. Assim o indivíduo não come além do necessário, evitando problemas como o excesso de peso.

A mastigação é uma aliada da saúde. Além de auxiliar no controle do peso, ela evita transtornos digestivos como azia e má digestão. Boa parte dos problemas digestivos podem ter origem na mastigação incorreta, já que os pedaços grandes e mal triturados exigem mais esforço do estômago. E a produção insuficiente ou excessiva de enzimas digestivas também pode ser agravada pela mastigação errada. Por isso é tão importante dar atenção a um movimento simples do organismo, que influi diretamente em vários aspectos da saúde.

Já no portal Deitas e Dicas pesquisei que recentemente um estudo divulgado pela Universidade de Wageningen na Holanda, trouxe a comprovação científica de que realmente quanto mais devagar se come, menos fome se sente. 


Dicas para comer devagar
De acordo com os pesquisadores o ideal seria dedicar cerca de 30 minutos no mínimo em cada refeição, dessa forma o cérebro tem tempo de assimilar a mensagem de que está satisfeito. 

Confira algumas dicas para prolongar a sua refeição:
  • Reveja o seu tipo de alimentação e coloque mais alimentos para mastigar;
  • Evite ver televisão enquanto come;
  • Saboreie a comida, para isso utilize temperos e enfeites nos pratos;
  • Nada de comer na frente do computador para poupar tempo;
  • Leve porções pequenas à boca;
  • Tente mastigar ao menos 25 vezes;
  • Enquanto mastiga descanse os talheres no prato;
  • No caso de biscoitos, bolos, doces, pães: coloque-os no prato em pequenas porções (ou pedaços) e a cada mordida, descanse os talheres no prato;
  • Sente-se confortavelmente na cadeira, ou seja, evite se alimentar em pé, andando ou enquanto realiza outras atividades. Relaxe e respire profundamente, algumas vezes, entre uma garfada e outra.


5 comentários:

  1. Pensamento positivo amiga, vc vai conseguir! =)
    Shis Vitória

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez parabéns pelo post! Ficou ótimo!
    Washington Paixão

    ResponderExcluir
  3. Oi Gleice!
    Leio seu blog desde o comecinho, desculpe se eu comento pouco, mas saiba que é a pressa que me impede de comentar. Enfim, adoro seus posts e estou amando acompanhar sua luta, pois preciso emagrecer também e ver sua força de vontade é um estímulo!!
    Feliz ano novo para vc e sua família!

    Estamos juntas e te desejo forca&fé!

    Camila Barreto

    ResponderExcluir
  4. Mais um post muito bom e proveitoso!! Aiii Glaice sou magrinha mas tenho barriga, dá umas diquinhas p perder esta gordurinha localizada q encomoda tanto!!! parabéns bjsss

    ResponderExcluir

Mande vibrações positivas.